O forró é uma tradição cultural brasileira que tem raízes no Nordeste do país. Seus ritmos e canções são entoados em todo o país, especialmente durante as festas juninas, quando as pessoas se reúnem para dançar ao som do acordeom, triângulo e zabumba.

Em 2017, o forró brasileiro teve algumas apresentações eletrizantes e novos hits para animar as festas juninas e os arrasta-pés. Entre as músicas mais populares do ano estão Deu Onda de MC G15, Sim ou Não de Anitta, Corpo Sensual de Pabllo Vittar, Forró do Xenhenhem da banda Aviões do Forró, Deixa Eu Te Amar de Gusttavo Lima, Medida Certa de Jorge e Mateus e muitas outras.

Mas, além das músicas mais difundidas, o forró tem também seus ícones populares nas diferentes regiões do Brasil. São dezenas de ritmos distintos, como baião, xote, arrasta-pé, forró universitário, forró pé de serra, entre outros, que mantêm a tradição viva através da música.

Algumas das vozes mais conhecidas do forró brasileiro são: Elba Ramalho, Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Flávio José, Alceu Valença, Fagner, Marina Elali, entre muitos outros.

O forró também tem apelo internacional. Muitos artistas de países como Portugal, Angola e Moçambique têm experimentado a música brasileira e o forró em particular. A dança e a música do forró são uma forma de celebração e confraternização em todo o mundo, tanto em países lusófonos como em outras partes do planeta.

Ao longo dos anos, o forró teve altos e baixos em sua popularidade. Mas em 2017, o gênero voltou para ficar, com uma lista de músicas variadas para embalar desde as pequenas festas de bairro até as grandes apresentações em praças públicas.

A música brasileira é rica em estilos e muitos dos seus ritmos são conhecidos e admirados em todo o mundo. O forró é um dos que têm estado presente na cena desde os primórdios da música popular brasileira, e ainda hoje encanta as pessoas com sua energia e ritmos contagiantes. Com certeza, essa tradição cultural continuará a ser apreciada pelos brasileiros e pelo mundo inteiro.